História – template

25 Abril 2007 Como começoupasseio25abril2007-small
O “embrião” deste projecto digamos que começou a nascer no seio de uma Associação de Pais e de encarregados de Educação da Escola EB 2/3 de Leça do Balio.
Foi assim com um passeio de bicicleta no dia 25 de Abril de 2007.
Estivemos presentes com alunos e pais da Escola EB 2.3 de Leça do Balio, nas comemorações do 25 de Abril 2007.
Foi um convívio engraçado e foi também semente para outras actividades velocipédicas.

Aguardem as novas.

Até lá, não deixem de pedalar!
João Pedro Ferraz

12 Maio 2007 Logo no mês seguinte juntou-se outro amigo o Vítor (Tools)
passeiomoinholecamaio2007-smallE realizou-se um passeio “Ao moinho do Monte de Leça”Um Sábado fantástico, em tempo, em companhia e boa disposição. Um grupo de pequenos mas grandes heróis, sendo para a maior parte a sua primeira grande experiência no BTT. Foram mais ou menos 3 horas de confraternização velocipédica com a natureza a revelar-se a cada quilómetro avançado. Foi um descobrir de histórias e por momentos recuou-se no tempo e vimos os nossos antepassados a fazer a farinha para o pão. A todos os que participaram, bem hajam. Ao Vitor (Tools) um obrigado especial pelo apoio dispensado.
Digamos que aqui se prova que com boa vontade dos pais se pode dar uma qualidade de vida diferente aos nossos jovens virada para o conhecimento e a praticar desporto ao ar livre.Parabéns à Associação de Pais da Escola EB23 de Leça do Balio.

Um abraço.
Vítor (Tools)
18 Maio, 2007

26 Maio 2007 Mais outro passeio de BTT
sepulturas2007-smallE realizou-se um passeio “Ao moinho do Monte de Leça”Agora às sepulturas medievais em Pampelido – Perafita.
Nesta freguesia de Perafita, no lugar de Pampelido encontra-se esta necrópole constituída por 5 sepulturas não-antropomórficas escavadas na rocha granítica datáveis da Alta Idade Média (séc. IX-XI).E foi aqui que mais uma vez com a preciosa ajuda do Vítor (Tools) e de um companheiro “novo” o Hugo se fizeram quase 30 Kms, e se descobriram séculos de história. Tivemos também a presença amiga de uma Betetista, a Gabriela com 9 anos.

Finalizou-se o passeio um pouco mais fora de horas do que o anterior, o que me valeu um valente “puxão” de orelhas de uma mãe deveras preocupada pela demora.

Mas pela satisfação e alegria estampada nos rostos dos miúdos valeu bem a pena.
Até ao próximo passeio.

Pedro, sem dúvida um passeio de BTT muito agradavél, temos que repetir. A reportagem fotográfica está optima o obrigado ao Hugo Silva.

Cumprimentos
F.Fernandes



Amigo Pedro, é sempre um prazer andar de bike convosco e sempre que tiver disponibilidade, acredita que estarei lá para partilhar os bons momentos que existem sempre neste passeios e ajudar no que for preciso…
Também, queria agradecer a ajuda e o “carinho” que deram à minha sobrinha Gabriela, pois tenho a comunicar que ela gostou imenso, do passeio e da vossa companhia.
Quanto às reportagens, é sempre um prazer para mim as fazer, pk eu adoro o mundo da fotografia.
Vemos-nos por aí… se nao for antes, la estaremos na ultima prova do inter-freguesias da Maia.

Abraço
Hugo Silva.

7 Julho 2007 As saidas de BTT continuam…
pedreirajunho2007-smallA zona da pedreira de Esposade foi o local escolhido. Foi mais uma tarde de convívio BTT, desta vez, com a introdução da componente técnica e de alguns aspectos de comportamentos desportivos, quer na vertente lazer, quer na competição.Na volta em corrida que demos ao percurso escolhido, ficamos com a certeza de que temos por bem empregue o tempo com estes pequenos heróis. Ficou a certeza de que o trabalho está a dar frutos.Um até breve… quem sabe com algum deles na última prova do Inter – Freguesias da Maia.O incentivo para a competição chegou com uma gincana… (23 de Junho de 2007)
gincana2007-smallFechou-se com chave de ouro na versão 2 rodas este ano lectivo 2006/07. Foi gratificante ver a satisfação e empenho dos alunos, para tentar finalizar o percurso sem penalizações e no melhor tempo possível. Sem desprimor para os outros atletas, fica aqui um destaque para a nossa atleta Ana Margarida que foi vencedora absoluta na sua classe, e para o nosso convidado “especial” Pedro Madureira que também ele foi vencedor absoluto na sua classe.
Não podia aqui deixar de referir a participação da colaboradora Conceição, que desafiou e desafiou-se ao fazer o percurso delineado com poucas penalizações.
Para os alunos em geral, os votos de umas boas férias, para quem nos tem acompanhado nos nossos passeios de BTT, um até breve, pois o sol ainda vai alto.E o amigo Hugo Silva comentou mais uma vez esse dia com o seguinte:
Foi uma manhã muito divertida esta que passei na companhia dos amigos, na realização da gincana realizada pela associação de pais da Escola EB 2/3 de Leça do Balio….
Não podemos esquecer do mestre, que consegui pregar a prancha ao tronco… ehehehe, mas acho mesmo que os defeitos estavam nos pregos e não no jeito de pregar no martelo… eheh

Abraço e os meus Parabéns a todos os participantes e claro aos amigos que fizeram este evento possível
Hugo Silva 29 Junho, 2007

23 Setembro 2007 Acabou este ano escolar, mas as ideias continuam a avançar…
Surge então a ideia de mostrar o verdadeiro desporto fantástico, praticado por jovens igualmente espectaculares, aos nossos jovens da escola para servir também de incentivo e de exemplo. Aliando a necessidade de criar um espaço para fazer escola na prática de andar de BTT no monte, foi-nos facilitado um terreno da edilidade para aí se fazer uma pista de cross-country que é uma versão olímpica da prática do BTT.

E assim nasceu o “1º BTT de Leça do Balio” uma prova de cross-country a contar para o campeonato regional do Porto. Foi um tal colocar mãos à obra e com muita vontade, abnegação a pista foi sendo realizada sempre acreditando no BTT como meio de construir um mundo melhor dando desporto aos mais novos e de os ver felizes ocupados neste mundo da bicicleta.

No dia 23 de Setembro de 2007 foi assim a prova com um rescaldo bastante positivo:

cartaz-prova-de-btt-1Decorreu neste último fim de semana o 1º BTT de Leça do Balio, uma prova de bicicletas de todo o terreno organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2/3 de Leça do Balio a contar para o campeonato regional do Porto.
Esta associação traçou como objectivo de através do desporto nomeadamente a prática do BTT, motivar e fomentar os jovens pelo gosto do desporto e de ver na escola uma oportunidade de ocupação dos tempos livres. Neste contexto a Associação com destaque para o elemento Pedro Ferraz que foi o mais abnegado neste esforço de trazer este desporto para esta freguesia através da escola, conseguiu juntamente com amigos e elementos da associação, organizar esta prova e mostrar o exemplo de extraordinários atletas desta competição aos jovens da terra. O evento ultrapassou as expectativas em numero de atletas e com a participação de equipas de Lisboa tendo mesmo recebido o elogio do simpático jovem atleta campeão nacional da modalidade na classe de cadetes da equipa do Benfica, Ricardo Marinheiro. Com tal apreço fica esta associação ciente de dever cumprido.
Foi pois um dia fabuloso e vai ficar na memória de muitos espectadores que o BTT é realmente um desporto espectacular e uma muito saudável alternativa para os jovens desta freguesia.
Neste contexto a associação agradece a todos atletas, clubes e equipas pela exemplar participação e desportivismo demonstrado, em particular ao Ricardo Marinheiro da equipa do Benfica e à equipa BiciSintra que vieram de tão longe para participar numa prova deste regional.
Foram um grande exemplo no reforço da mensagem que esta Associação quis transmitir aos seus jovens.

Agradecimentos também para todos os parceiros comerciais que patrocinaram o evento ( Patocycles – Bicicletas e Acessórios; Rusticlasse – Mobiliário; Vitalis; Flor do Baldio – Adega Regional; Auto Sueco; Amplitude Seguros) e os apoios em destaque para a Junta de Freguesia de Leça do Balio que contribuiu com todos os prémios e ainda ajudou no terreno, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio e Desportivo de Leça do Balio .
Ainda durante a entrega de prémios estiveram presentes o vereador da educação Dr. Correia Pinto o representante do núcleo das associações de pais de Matosinhos Sr. Fernando Mac e o presidente da junta de freguesia de Leça do Balio Sr.Francisco Araújo.

Fica aqui a mensagem publicada no ForumBTT do jovem Cadete campeão nacional da equipa do Benfica que veio de Lisboa para participar nesta prova:
Mensagem no ForumBTT


“…Em nome do campeão nacional de cadetes, Ricardo marinheiro, venho por aqui agradecer a forma como este foi recebido pelas pessoas do norte (equipas, comissários, speaker, atletas) na prova de Leça do Balio. Não esperava nem em sonhos ser tratado com tanto carinho e respeito. Fantástico. Ficou no coração desta equipe, o destaque dado por todos ao facto de ter ali o campeão nacional de cadetes, e ganharam com certeza um atleta para as provas regionais do norte, e um admirador da forma “familiar” de receber, que ele conhecia pouco, mas que afinal, como eu lhe disse sempre, EXISTE. Obrigado e tudo de bom para esta gente boa.

PS-bela pista, excelente organização, e grande competitividade em excelente qualidade de cadetes. Paulo Marinheiro e Ricardo Marinheiro…”


jm_lecabalio23-9-07No jornal regional de Matosinhos “Jornal de Matosinhos” Comentou-se assim a prova: (clicar na imagem ao lado para ler a reportagem)

E assim a ideia inicial de fazer escola no local da pista para a classe mais baixa (escola – iniciados), mais vocacionada para a bicicleta de todo o terreno, cresce evoluindo para a realização de uma prova regional e quiça, pode ser que o futuro “Parque da Paz” que se vai construir no local venha a contemplar caminhos para as pessoas poderem circular com segurança na sua BTT…

Nós por cá, eu o Vítor (Tools) Santos e o amigo Pedro Ferraz, continuamos agora com este projecto…

31 Maio 2009

prova_439_4
Escola de BTT Matosinhos-ADSL (1 de Outubro de 2008)

No passado dia 1 de Outubro foi formalizada numa reunião da direcção, entre o Clube de BTT Matosinhos e a Escola de BTT-ADSL uma cooperação e união de meios logísticos e humanos para criar uma escola de ciclismo vocacionada para a vertente do BTT de competição e ocupação de tempos livres (OTL) para todos os jovens entre as idades dos 7 aos 14 anos. Neste contexto e a exemplo da equipa de competição foi criada outra secção com o nome de “Escola de BTTMatosinhos-ADSL”, dentro do Clube. O objectivo é continuar a motivar a prática desportiva nos jovens da Escola de BTT-ADSL agora inseridos no Clube de BTTMatosinhos e nos outros futuros que queiram inscrever-se nesta nova escola e iniciar-se no BTT. As actividades previstas a realizar continuam a ser: – A ocupação de tempos livres praticando aulas de BTT e também outras modalidades sempre viradas para o ar livre (daí as siglas ADSL – Actividades Desportivas Sem Limites) para todos os jovens independentemente da sua condição física e com possibilidade de alugar equipamento para experimentar o BTT. – A formação e treino para os jovens que gostem da competição podendo depois avaliar o seu desempenho participando nas provas do tipo cross country que é a modalidade olímpica do BTT nos regionais do Norte do país e interfreguesias, assim como participar nos encontros nacionais das escolas de ciclismo do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo. – Participação e envolvimento nos eventos realizados pelo clube. – Por último a continuação da realização e organização de provas de destreza (chamadas vulgarmente de gincanas) solicitadas pelas mais diversas entidades.

Ver artigo completo AQUI: Escola de BTTMatosinhos-ADSL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s