A preparação da pré temporada já começou e este Sábado passado o surf como modalidade de excelência de complemento para um ciclista e em particular para os jovens na correcção da estrutura ossea motivada por más posições, foi introduzida pela primeira vez num treino de Sábado. E pela opinião de todos é para continuar a praticar…
Excelente treino! Além de ser diferente, permite trabalhar outros musculos, que normalmente não se utilizam no ciclismo, o equilibrío e a correcção de posturas incorrectas.
A repetir, sem dúvida!
GostarGostar
Correntes eu faria uma pequenina correcção no teu comentário… ” permite trabalhar outros musculos, que normalmente são pouco treinados e que depois dão origem mais rápidamente ao aparecimento de fortes dores quando utilizados no ciclismo”… 😉
Será fácil de compreender que se não tiveres os musculos das costas, dos abdominais bem preparados depois na bicicleta vão aparecer dores nas costas. O Surf treina por assim dizer esses musculos e mantém os restantes que se utilizam no pedalar activos.
O surf será assim a grosso modo o musculo antagonista que compensa o agonista do BTT, ou vice versa… 😉
A prática destes desportos permite um equilíbrio perfeito no crescimento e compensação do corpo do desportista, além de que ambas as modalidades tem sensações e técnicas individuais muito parecidas e quase iguais, com a grande vantagem de serem divertidas e ao ar livre.
O surf permite também compensar alguma quebra psicológica por motivo de desmotivação ou saturação de prática do ciclismo.
Bem e para esta pré temporada ainda é preciso praticar mais outra modalidade que de certa forma também tem muito de positivo para a mente humana. Treinar a mente para estar sempre lúcida e concentrada quando o corpo está em esforço é um atributo necessário no BTT para evitar quedas e nesse sentido nada melhor que praticar a orientação, mais um desporto divertido e ao ar livre… 😉
GostarGostar
Eu, simplesmente, adorei! Apesar de já não (poder) ter quaisquer ambições competitivas, seja no ciclismo seja noutro desporto qualquer, pretendo fazer surf mais vezes bem como qualquer outra modalidade que contribua para uma “mente sã em corpo são”! Haja oportunidade e tempo! Um muito obrigada ao Vítor pela actividade proporcionada e… venham mais deste cariz!
IOLanda
GostarGostar